Curso "Infâncias negras no Brasil escravista"
- Rafael Domingos Oliveira
- Dec 28, 2021
- 2 min read
Curso ministrado na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Saiba mais informações aqui.
Sobre O curso pretende destacar as múltiplas conexões entre infância, escravidão e liberdade no Brasil, com ênfase no século 19. A partir de uma abordagem que busca compreender os significados que a sociedade brasileira oitocentista compartilhava a respeito de noções como “infância” e “criança” estabelecidas pelas relações sociais escravistas, diversos temas serão investigados, entre eles: a infância em África; o tráfico e o comércio de crianças africanas; o estatuto jurídico da criança escrava; infância negra e educação; infância nas memórias da escravidão; e a criança negra diante do Ventre Livre e da abolição. Ao longo do curso serão apresentados e discutidos documentos históricos de variadas tipologias, nos quais se encontram indícios da experiência de crianças negras escravizadas ou libertas. A cultura visual e a iconografia serão abordadas de forma crítica, bem como as permanências nas representações sociais da infância negra, marcadas pelo racismo e marginalização. Confira o programa do curso completo abaixo:
Infância na História, Histórias da Infância – 27/04/2021, 19h
Apresentação do curso. Tratamento historiográfico do tema da infância, principais questões e abordagens. Circunscrição dos debates que perfazem o campo de estudo. Infância na história brasileira. Infância e relações raciais no Brasil.
O império da escravidão: o Brasil no longo século XIX – 28/04/2021, 19h
Principais aspectos políticos, econômicos e sociais do Brasil no século XIX. Nascer, viver e morrer numa sociedade escravista – o cotidiano do escravizado. Escravidão e liberdade no Brasil: história e historiografia.
Infância e escravidão I – 29/04/2021, 19h
Infância em África. O tráfico de crianças africanas. O estatuto jurídico da escravidão. Maternidade e famílias de escravizados. O comércio de crianças escravizadas. Infância e trabalho.
Infância e escravidão II – 30/04/2021, 19h
Abandono e exposição de crianças negras. Infância negra e educação. Infância nas memórias da escravidão. Crianças negras nas narrativas de viajantes. Filhos do Ventre Livre. A criança negra diante da abolição da escravidão.
Vagas gratuitas – INSCRIÇÕES ENCERRADAS (solicitações por ordem de chegada, já preenchidas) 25 vagas gratuitas para professores de escolas públicas 25 vagas gratuitas para educadores sociais selecionados por ordem de inscrição.
As aulas serão online realizadas através da plataforma Microsoft TEAMS. O link será compartilhado com os alunos após a inscrição.
Mais informações pelo e-mail cursos@pinacoteca. Esse curso integra a programação de atividades relativas aos eixos curatoriais, artísticos e pedagógicos da Pinacoteca e pretende estimular a diversidade de narrativas.

Comments